SEMUS realiza ação em parceria com os ACS em alusão ao Janeiro Roxo no povoado Caldeirão
A Prefeitura de Altamira do Maranhão, através da Secretaria de Saúde juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde realizaram nesta quinta-feira, 12 de janeiro no povoado Caldeirão, uma ação para alertar a população sobre o Janeiro Roxo, um momento voltado para a sensibilização da sociedade sobre a Hanseníase.
A Hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível e de caráter crônico, que persiste como saúde pública no Brasil, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e que afeta principalmente nervos periféricos, olhos e pele.
A doença atinge homens e mulheres de todas as faixas etárias, podendo apresentar progressão lenta e progressiva, e quando não tratada pode causar deformidades e incapacidades físicas, muitas vezes irreversíveis. É uma doença infecciosa e contagiosa caracterizada com sintomas como manchas na pele, sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, além de sérias incapacidades físicas.
Durante o mês de janeiro, as Unidades de Saúde potencializam as ações de orientação, discussão entre as equipes sobre as formas de contagio e reforça para os usuários das unidades, que a Hanseníase tem cura e depende do diagnóstico precoce e tratamento adequado, com informação qualificada, é possível desconstruir o estigma e preservar os direitos da pessoa acometida pela Hanseníase. É
importante ressaltar que o tratamento é disponibilizado gratuitamente no SUS, em caso de dúvidas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.