SEMUS realiza encerramento da campanha outubro rosa no povoado Olho d'Áhua dos Escondidos
A Prefeitura Municipal de Altamira do Maranhão, através da Unidade de Ensino Integrado Ernesto Geisel em parceria com a Unidade Básica de Saúde de Olho D'Água realizou nesta quinta-feira (27) um belíssimo evento em alusão a campanha Outubro Rosa no povoado Olho d'Água dos Escondidos. O evento contou com a presença da secretária adjunta de educação, Margali Lemos, as coordenadoras: Amanda Letícia, Erenilde e Margarine Lemos.
A ação contou ainda com a participação de vários profissionais da saúde do município como: a educadora física, Roberta Morais, a fisioterapeuta, Milena Carvalho, a enfermeira Gabriele, a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Sintya Daiane, o enfermeiro Luis, a Dra. Natacha, o psicólogo, Dejackson Almeida e, também participaram da ação, alguns Agentes Comunitários de Saúde.
"A alta incidência de depressão e ansiedade em mulheres com diagnóstico de câncer de mama envolve tanto fatores emocionais, como físicos. "Por atingir os seios, órgãos associados à feminilidade, sexualidade e maternidade, o câncer de mama tem impacto direto na estrutura emocional e psicológica da mulher, podendo provocar uma redução em sua autoestima e, consequentemente, na sua própria capacidade de criar resistência imunológica às células cancerígenas".
A psicoterapia com ressignificação dos papéis e experiências de vida acaba sendo fundamental quando há reações de ajustamento ou sintomas depressivos. "A gente sabe que quanto melhor a pessoa estiver do ponto de vista da saúde mental, mais chances ela tem de fazer todos os tratamentos e ter hábitos que contribuam para o sucesso terapêutico", explicou o psicólogo Dejackson Almeida.