Setembro Amarelo - U.E.F Rui Barbosa promove palestra de conscientização e prevenção ao suicídio
Na noite desta terça-feira 27 de setembro a direção da Unidade de Ensino Fundamental Rui Barbosa no povoado Caldeirão realizou uma palestra para os alunos. A palestra alusiva a Campanha Setembro Amarelo que, tem como objetivo a conscientização e prevenção ao suicídio, foi ministrada pelo psicólogo Dejackson Almeida e contou com a presença do diretor, Evandro Paiva e do secretário de educação, Erdonaldo Ribeiro, além de todo o corpo docente da escola.
O psicólogo Dr. Dejackson Almeida ressaltou que a famosa frase "quem muito fala, não faz, apenas quer chamar atenção" é um mito e que é fundamental tratar de forma séria qualquer comunicação relacionada ao suicídio. Ele deixou claro, ainda, que nem sempre é possível identificar uma pessoa com ideação suicida, já que nem todas dão sinais.
"Devemos sempre estar atentos a mudanças bruscas de comportamento, isolamento social, uso excessivo de álcool e drogas, apatia, angústia, desesperança, desamparo. E se a pessoa fala é porque realmente está pensando nisso, não devemos subestimá-la e sim ajudá-la", e "há uma certa convergência em compreender o suicídio enquanto um fenômeno complexo, influenciado por diversos fatores interagindo entre si", explicou o psicólogo.