02-FEV-2022

Fevereiro roxo - mês de conscientização e combate a diversas doenças

#Saúde POR ASSECOM 02 DE FEVEREIRO DE 2022

Fevereiro reúne consigo duas cores que remetem a importantes campanhas de conscientização e combate a diversas doenças. O "Fevereiro Roxo" chama a atenção para o Lúpus, a Fibromialgia e o Mal de Alzheimer. Já o "Fevereiro Laranja" volta-se para a conscientização sobre a Leucemia.

O Lúpus é uma doença autoimune inflamatória que pode afetar diversos órgãos e tecidos, causando sintomas como febre, dor nas articulações, fadiga, entre outros. Ela é considerada rara e autoimune, isto é, o que ocorre na patologia é uma reação do sistema imunológico contra as células do próprio indivíduo. Além disso, acomete mais pacientes do sexo feminino do que pacientes do sexo masculino.

O Mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, causada pela morte de células cerebrais, e se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas, tais como a memória, a linguagem e a orientação, por exemplo. A doença afeta aproximadamente 10% dos indivíduos com idade superior a 65 anos e 40% dos indivíduos acima de 80 anos. Segundo o Ministério da Saúde, é a forma mais comum de demência em idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos.

Já a Fibromialgia é uma síndrome cujos sintomas são dor muscular difusa, fadiga, rigidez muscular, dor após esforço físico e anormalidades do sono, podendo também haver sintomas de depressão, ansiedade, deficiência de memória, desatenção, dor de cabeça, tontura, vertigens, dormências, entre outros sintomas não relacionados ao aparelho locomotor. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a cada 10 pacientes com a doença, sete a nove são mulheres.

Essas três primeiras doenças fazem parte da campanha "Fevereiro roxo" e, apesar de serem patologias diferentes, carregam consigo uma semelhança: não têm cura. Por isso, a campanha visa incentivar o diagnóstico precoce, para que as pessoas que convivem com a doença possam ter qualidade de vida.

U.E.I. Almerinda Luiza realiza 1ª Reunião de Pais e Mestres e apresenta salas do Ensino em Tempo Integral

U.E.I. Almerinda Luiza realiza 1ª Reunião de Pais e Mestres, e apresenta salas do Ensino em Tempo Integral

SEMED realiza dia D da Busca Ativa Escolar 2024 na sede e nos povoados

A equipe do CRAS e do Programa Primeira Infância no Suas-PISUAS/Criança Feliz participam de capacitação em Pedreiras-MA