SEMUS fecha mês de setembro realizando palestras alusivas a campanha Setembro Amarelo em Altamira-MA
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através das equipes de saúde que prestam serviços nas UBS's dos povoados: São Raimundo, Aldeia, Olho d'Água dos Escondidos e na sede do município finalizaram o mês de setembro em Altamira do Maranhão, realizando palestras alusivas a Campanha Setembro Amarelo para alunos, professores, gestores escolares.
As palestras que, tem como objetivo, a conscientização e prevenção ao suicídio foram realizadas nas escolas dos povoados: São Raimundo, Aldeia e também nas escolas: Rosalino Lima da Silva e Centro de Ensino Gonçalves Dias, na sede do município.
As equipes de saúde formadas por Psicólogo, Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Fisioterapeuta, Assistente Social e Agentes Comunitários de Saúde estiveram nesses locais orientando os alunos, professores e toda comunidade escolar sobre a conscientização e prevenção ao suicídio e, além disso, os profissionais também realizaram testes rápidos.
"As palestras sobre o Setembro Amarelo foram momentos importantíssimos para falarmos sobre a valorização da vida. A pandemia trouxe reflexos severos para a saúde mental da população em geral. Falar sobre isso, divulgar serviços onde as pessoas possam buscar ajuda, onde possam se sentir acolhidas, é fundamental para prevenirmos situações graves.
As ações realizadas durante todo o mês de setembro na sede e na zona rural tiveram o intuito de conscientizar as pessoas sobre o tema suicídio, alertando sobre a necessidade de identificar os sinais de alerta em pessoas próximas. Oferecer apoio e incentivar a busca por ajuda profissional são maneiras de estender a mão.
A depressão e outros transtornos são a principal causa de suicídio e embora muito frequentes, ainda constituem temas permeados de estigmas, seja pela falta de informação ou pela descrença sobre a importância do seu tratamento. É preciso desmistificar isso. Demonstrar apoio é o primeiro passo para ajudar, mas também devemos lembrar que, a ajuda profissional especializada, é o caminho que verdadeiramente auxilia", destaca o psicólogo Dejackson Almeida.